HISTÓRIA

A idéia da criação da Abeco nasceu em uma reunião do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Meio Ambiente, no ano de 2005, em Campo Grande (foto abaixo). Sem relações diretas com o Fórum, que é um espaço de discussão da pós-graduação em ecologia no Brasil, este foi, na verdade, apenas o propulsor do encontro de diversos profissionais ligados à ecologia.

Alguns colegas, reunidos nesta reunião, começaram a discutir a possibilidade de organizar mais uma entidade que congregasse os profissionais na área de ecologia, principalmente os pesquisadores dos programas de pós-graduação existentes no Brasil. Quais foram os motivos destas aspirações?

Em primeiro lugar a possibilidade de criação de uma revista científica forte em ecologia e outra o sentimento da necessidade de se fazer mais representada, a ecologia, perante a sociedade em geral e órgãos de governo.
A partir deste encontro, foi montada uma comissão, constituída pela atual diretoria com o apoio de renomados profissionais na área, que tivesse como objetivo, num primeiro momento, colocar as idéias organizadas no papel e, após, montar a infra-estrutura legal da associação.Em março de 2007, reunidos novamente para o próximo Fórum de Coordenadores, em Brasília, o projeto da Abeco foi apresentado e aprovado pelos presentes. Neste momento a atual diretoria foi nomeada para finalmente institucionalizar a Associação.

A partir daquele momento a atual diretoria vem trabalhando para o registro legal e fiscal da associação, montagem do estatuto, organização de um sítio na Internet, organização de grupos de trabalho, contatos com outras sociedades científicas, enfim, iniciando uma trajetória, que sabemos que será longa, com dificuldades e com alegrias, sonhada em Campo Grande.

Diretoria Triênio 2007-2010 e 2010-2013

Presidente Executivo – Thomas Michael Lewinsohn
Vice-Presindente Executivo – Rogerio Parentoni Martins
Secretária Executiva – Sandra Maria Hartz
Tesoureira Executiva – Érica Pellegrini Caramaschi