Sobre a ABECO

Nossa História

A Abeco foi proposta durante a reunião anual do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Meio Ambiente, no ano de 2005, em Campo Grande (foto abaixo). Uma comissão formada nesta reunião preparou, nos dois anos posteriores, a proposta de criação. Em março de 2007, ecólogos reunidos novamente no Fórum de Coordenadores em Brasília, lavraram a ata de criação e a ABECO foi oficialmente criada.

Depois desta propulsão promovida pelo Fórum, a ABECO seguiu seu caminho próprio, estabelecendo suas metas e objetivos e agregando diversos profissionais ligados à ecologia.

Confira nossa primeira equipe

Quais foram os motivos para a criação?

Em primeiro lugar, a possibilidade de agregar profissionais da ciência ecológica atuando nos diferentes cursos de pós-graduação do Brasil. Além disso, a possibilidade de criação de uma revista científica em ecologia respeitada pela comunidade científica internacional e a necessidade de maior inserção de temas ecológicos na sociedade em geral e órgãos de governo.

A criação da RABECO

Atendendo a uma demanda dos associados, em 2016 ocorre a 1ª Reunião da ABECO (RABECO), em Gramado, RS. Este evento incorporou o Simpósio de Ecologia Teórica, evento anteriormente criado por estudantes de pós-graduação e que passou a ser integrante da RABECO nos anos posteriores.

Parceiros