Nota da ABECO sobre providências da CAPES em relação ao Conselho Técnico- Científico da Educação Superior e Avaliação Quadrienal
17 de setembro de 2021
A Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação – ABECO manifesta extrema preocupação sobre as Portarias CAPES no. 122 de 05 de agosto de 2021 (Regulamento da Quadrienal), no. 145 de 10 de setembro de 2021 (Qualis), no. 146, de 15 de setembro de 2021, e endossa o alerta dos ex-membros do CTC-ES expresso na “Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica”, de 15 de setembro de 2021, para os efeitos dessas portarias sobre o processo da Avaliação Quadrienal 2021 e a manutenção da qualidade no Sistema Nacional de Pós-Graduação. A ABECO também endossa a preocupação dos então membros do CTC-ES no processo de desconstrução do modelo de avaliação construído e aperfeiçoado pelos pares, ao longo de décadas, pondo em risco a credibilidade de uma agência de Estado reconhecida nacional e internacionalmente”, conforme expresso na “Carta Aberta do CTC-ES, de 14 de setembro de 2021.
É entendimento da ABECO que o Governo Federal, em particular o Ministério da Educação, devem envidar esforços para proteger o Sistema Nacional de Pós-Graduação, assim como a longa história democrática da CAPES.