Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação

Nota de Solidariedade à população gaúcha

A Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO) se solidariza com a população gaúcha, vítima de uma tragédia natural agravada por: inadequada infraestrutura urbana, pelo negacionismo científico, e da destruição generalizada das leis de proteção ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

Nosso papel como sociedade científica que congrega ecólogos(as) brasileiros(as)  é apontar à nossa população, e aos tomadores de decisão, os problemas ambientais do Brasil e possíveis formas de solucioná-los. Nosso principal periódico, o Perspectives in Ecology and Conservation, tem entre seus artigos mais populares e citados temáticas que alertam sobre as consequências potencialmente catastróficas do desmantelamento ambiental no Brasil. 

O Brasil é um importante ator nas agendas geopolíticas ambientais globais, e nossos cientistas estão preparados e possuem evidências, modelos e sínteses para debater o futuro das políticas ambientais do Brasil. Queremos oferecer informação confiável, e rastreável, para guiar as políticas públicas e estamos atuando nos governos de todos os níveis de organização, instituições do terceiro setor e empresas privadas. Estaremos sempre atentos e disponíveis ao debate, e finalmente para construir e melhorar políticas públicas que permitam o Brasil enfrentar as mudanças climáticas, cujas consequências estamos experimentando de maneira contundente e trágica.

Enquanto isso, queremos deixar aqui uma lista de instituições públicas e de movimentos sociais que estão fazendo um enorme esforço para amenizar a dor da população gaúcha. Convocamos os ecólogos, estudantes de ecologia, biologia, pós-graduandos e sócios da ABECO a fortalecer a campanha para amenizar o sofrimento dos gaúchos.

Compartilhe a postagem:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X
plugins premium WordPress